segunda-feira, 11 de abril de 2016

20:13
Mais de um terço da população brasileira está com dívidas em atraso, segundo levantamento feito em conjunto pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)


Passado o mês de Março de 2016, foi feito um levamento pelo SPC que constatou que 700 mil pessoas entraram para a lista de devedores inadimplentes, subindo o saldo de pessoas negativadas para 58,7 milhões. Em comparação com o mês anterior houve um aumento de 1,2% e se comparado com março de 2015 o aumento foi de 7,5%. Indo mais afundo a pesquisa mostrou que a inadimplência é de 39,64% das pessoas com idade entre 18 e 95 anos. Já por região, o nordeste lidera com o maior número de inadimplência sendo 15,7 milhões de devedores sem pagar. É crescente o número de devedores no nordeste nos últimos 8 meses e em comparação com o ano anterior o crescimento é de 8,09%. No centro-Oeste o aumento foi de 4,64% comparado ao ano anterior, no Norte foi 4,23% e no Sul 3,10%.
A região Sudeste teve o seu levantamento prejudicado, disse o economista Flávio Borges, gerente financeiro da SPC Brasil. Segundo ele os dados não mostram a realidade devido a aprovação de uma lei estadual em São Paulo (16.569/2015). Essa lei só permite que a pessoa seja negativada após o envio de carta registrada ao devedor e tendo sua assinatura de ciência do débito.
Segundo o economista, o motivo desse aumento da inadimplência é a crise econômica. Estamos no momento em que "reflete o aumento do desemprego e da inflação em alta que corrói o poder de compra", disse ele. Ele ainda disse que "em tempos de bonança quando há maior oferta de crédito, há também um crescimento da inadimplência, mas acompanhado de mais crédito e de consumo, fato que agora ocorre inversamente com restrição ao crédito e menos consumo.”

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-04/inadimplencia-cresce-75-e-brasil-tem-58-milhoes-de-pessoas-negativadas

0 comentários:

Postar um comentário