quarta-feira, 6 de abril de 2016

13:20
O serviço de mensagens WhatsApp anunciou na terça-feira que uma atualização do aplicativo permitirá criptografar integralmente todas as comunicações, incluindo mensagens de voz e outros arquivos, entre seus usuários.


O whatsapp divulgou o que chamam de "criptografia de pona a ponta", onde eles bagunçam a mensagem e apenas quem envia e recebe pode ler, pois elas são decodificadas no momento to recebimento. "Quando você manda uma mensagem, a única pessoa que pode lê-la é a pessoa ou grupo para quem você a enviou. Ninguém pode olhar dentro da mensagem. Nem cibercriminosos. Nem hackers. Nem regimes opressores. Nem mesmo nós", afirmou a equipe do WhatsApp em um comunicado oficial.
Essa mudança no WhatsApp pode mudar questões judiciais polêmicas envolvendo a mesma no Brasil e nos Estados Unidos, veja como esse anúncio do Whats pode mudas as coisas:

1º Atinge muitas pessoas

O governo dos EUA passou por maus bucados onde Edwaard Snowden revelou um sistema de espionagem do país envolvendo a internet. Mas já haviam aplicativos de mensagem que nem o Telegram, trazendo consigo opções de criptografia, fazendo com que as pessoas que estavam preocupadas com sua privacidade utilizassem ele.
Já a Apple, promete criptografia de ponta a ponta nas mensagens enviadas pelo seu serviço iMessage, sendo de uso exclusivo para quem possui iPhones.
Com essa novidade do Whats, atinge cerca de 1 bilhão de pessoas pelo mundo todo. Essa criptografia é habilitada automaticamente para todos que atualizarem o aplicativo, somente em grupos ou conversas onde as pessoas ainda não atualizaram não há a criptografia.

2º Acaba dificultando o cumprimento de ordens judicias

No começo de março deste ano, o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, acabou ficando preso por aproximadamente 24 horas em São Paulo após mandado expedido pelo juiz Marcel Maia Montalvão da cidade de Lagarto/SE.
A policia Federal já havia pedido para que houvesse a quebra de sigilo de mensagens trocadas no Whats buscando interceptar traficantes de drogas que estavam envolvidos em investigação. Porém, o Facebook não permitiu a liberação dessas conversas.

3º Complica a vida das autoridades e dos hackers

Segundo a Anistia Internacional essa é uma "grande vitória" por parte da privacidade e liberdade de expressão.
"Especialmente para ativistas e jornalistas que dependem em uma rede de comunicações forte e confiável para continuar seu trabalho sem colocar suas vidas em risco", o pessoal da Anistia citou em nota.
Porém a noticia não agradou muito o Departamento de Justiça americano, que tem se preocupado com essa informação "inalcançável" que estão espalhadas pelos dispositivos por aí.
A prisão de Diego Dzodan, segundo a Polícia Federal, foi porque os criminosos passaram a utilizar o aplicativo no lugar de efetuar ligações.
Segundo o delegado de combate ao crime organizado de Sergipe, Daniel Hortas, "os criminosos migram para o Whats porque sabem que tem uma proteção de alguma forma".

4º Monstra que a proteção do celular é mais importante

Mesmo com a criptografia quem tem acesso ao celular pode ver as mensagens enviadas e recebidas contidas ali. Dessa forma, os especialistas alertam para o cuidado com o seu aparelho e inclusive o cuidado com o que você deixa gravado no WhatsApp pois você pode apagar as mensagens a qualquer momento.

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160406_whatsapp_criptografia_cc

0 comentários:

Postar um comentário