quarta-feira, 4 de maio de 2016

18:10
Presidente da Assembleia é investigado na máfia da merenda.
Estudantes querem CPI; Chico César cantou na madrugada.


Alguns estudantes passaram a madrugada do dia 04/05/2016 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), logo depois de estarem ocupando o plenário Juscelino Kubitschek. Disseram que só irão sair de lá após a abertura de uma CPI que investigue uma fraude envolvendo a merenda escolar. O atual presidente da Assembleia, Fernando Capez (PSDB), é um dos investigados num esquema de pagamentos de propinas e superfaturamento de preços envolvendo diversas prefeituras do estado e a Cooperativa Orgânica de Agricultura Familiar (Coaf). A operação denominada Alba Branca. que ficou responsável por investigar o esquema, começou em Janeiro de 2016, só que até o momento não foi realizado nenhum requerimento por parte da assembleia.
Na noite anterior, dia 03/05/2016, o tucano decidiu que irá pedir a reintegração de posse e impossibilitará a entrada de comida para os estudantes que estão dentro da assembleia. “Nosso objetivo é fazer uma saturação para que eles saiam. Nosso objetivo é que haja a desocupação da Casa", afirmou ele. Os estudantes disseram ter comida para mais alguns dias. Segundo tucano, a água do banheiro não foi cortada. Aproximadamente setenta alunos invadiram o prédio nesta terça feira (03/05/2016), localizado no Parque Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo. Sendo que poucos deles foram a mesa diretora e colocaram faixas solicitando a CPI.
Esses últimos dois dias foram bem calmos. Os estudantes estruturaram cadeiras na porta para não permitir que a polícia pudesse invadir o local. Logo no começo da madrugada o cantor Chico César foi para o plenário e cantou para os estudantes. Os estudantes aproveitaram e e fizeram uma carta aberta que comentavam sobre as más condições do ensino no estado. “Ocupamos com uma pauta muito clara e vamos seguir resistentes até que abra a CPI”, falou Emerson Santos, atual presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes).
Nayra Souza que é a representante do diretório central da Fatec, comentou a reunião com Capez.“Ele disse, como todo deputado, ser contra a corrupção e que aprova a abertura da CPI da merenda. A ocupação permanece, e existe uma comissão permanente de negociação. Amanhã de manhã terá uma nova reunião”, afirmou.
“Negociamos que os estudantes vão poder usar o banheiro e tivemos a garantia de que o Choque não vai entrar”, disse Flavia Oliveira a estudante de 24 anos, que também é membro da Upes.

Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/05/capez-veta-entrada-de-comida-mas-alunos-seguem-ocupando-assembleia.html

0 comentários:

Postar um comentário