segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

14:46
Um novo estudo opôs humanos contra computadores para testar se as nossas decisões conscientes são efetivamente determinadas por processos inconscientes.


Pesquisadores do Centro Bernstein de Neurociência Computacional descobriram um padrão de atividade cerebral que ficou conhecido por "potencial de prontidão". Segundos os cientistas cada decisão que você toma é acompanhada desse padrão e só depois é que você realmente faz sua escolha.
Para colocar a prova essa afirmação dos cientistas, eles buscaram voluntários que iriam jogar contra computadores, onde esses computadores foram projetados para conferir se as pessoas entravam em piloto automático após o início do potencial de prontidão.
O jogo era simples, as pessoas que estavam participando tinham que tomar a decisão de apertar o botão no momento certo. Nesse meio tempo, o computador tentava prever o momento em que o participante iria apertar o botão e então emitiam um som para os mesmos pararem, se eles ainda assim apertassem, perderiam pontos. Caso o botão fosse pressionado no momento certo, sem a previsão do computador, pontos eram ganhos.
O jogo dava um vantagem ao computador, pois, os voluntários vestiam um capacete de eletroencefalograma onde era enviado um sinal e o computador reconhece o sinal de prontidão, que é ativado no último segundo antes da escolha de uma decisão.
No final, o computador não vencia todas vezes pois os participantes tinham controle consciente das suas ações depois do estado de potencial de prontidão ser iniciado,porém, só até certo ponto. Se os participantes vissem o sinal de parar menos de 200 milissegundos antes do movimento, eles facilmente seriam derrotados.

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/teste-computador-livre-arbitrio/

0 comentários:

Postar um comentário